PEQUENOS INSETOS NAS PLANTAS

É natural aparecer em nossos jardins pequenos insetos brancos ou escuros, em sua maioria cochonilhas (brancos) e pulgões (escuros). Estes sugam nossas plantas fazendo com que enfraqueçam e definhem aos poucos. 


Têm uma forte tendência a se espalhar então devem ser tratados rapidamente! Para combater esses insetos há diversos produtos disponíveis, os mais comuns são os repelentes de óleos de neem ou fumo. Normalmente devem ser aplicados através de um pulverizador frequentemente até conseguir resultados significativos, podendo manter o uso a cada 30 dias apenas para evitar que haja outras infestações. É importante ressaltar que são produtos naturais, podendo ser aplicados até mesmo em plantas comestíveis como temperos e ervas medicinais. Dos dois produtos citados o fumo tem uma desvantagem: exala um cheiro acentuado que pode causar desconforto caso aplicado em um ambiente pouco ventilado. 


De todos os produtos testados tivemos mais sucesso com o óleo mineral. Este também é natural e pode ser aplicado em qualquer planta, incluindo as mais sensíveis como as orquídeas. A vantagem é que, se aplicado corretamente, resolve o problema desde o primeiro uso! Normalmente vem concentrado e deve ser diluído em um pulverizador para aplicação foliar. Sua função é tampar os poros de todos os insetos que ali habitam, causando a morte em poucos dias. Assim como tampa os poros dos insetos também acaba abafando os poros da planta, nesse caso deve haver um intervalo de 30 dias para a próxima aplicação. Em algumas produções esse produto é aplicado a cada 40 dias mesmo que não haja focos de insetos apenas como prevenção para que estes não apareçam. 


Sempre aconselhamos, independente do produto, que a pulverização ocorra não apenas por cima das folhas mas também por baixo. Vá erguendo as folhas com uma das mãos e aplicando com a outra, garantindo assim que atingiu todos os insetos de forma efetiva. 


Obs.: as cochonilhas não saem da planta, ou seja, depois de mortas é interessante retirá-las manualmente para dar uma estética mais bonita a muda atingida. 

As joaninhas não são pragas no jardim, muito pelo contrário! Além de lindas e delicadas elas se alimentam de alguns insetos, como os pulgões por exemplo, contribuindo de forma natural para a saúde nosso jardim. 

© 2014 ECO Casa e Jardim Ltda ME

Av. Comendador Antonio Borin, 5776  Esq. com a Nami Azem. Bairro Caxambu - Jundiaí - SP 
 

contato@ecocasaejardim.com.br

(11) 4584-2655
(11) 95978-8436 

Aberto aos finais de semana!
De Terça a Sábado das 08h00 as 18h00
Domingos e Feriados das 09h00 as 13h00

 

*não abrimos as segundas-feiras