MANCHAS NAS FOLHAS OU 

AMARELAMENTO

MANCHAS SECAS


Folhas secando podem ter diversas causas, abaixo seguem algumas possibilidades para análise:


- Secar algumas folhas velhas é normal, desde que não seja em abundância e percebemos a presença de brotos novos. No processo normal de vida das plantas nascerão folhas novas e as velhas poderão morrer, sem motivos para preocupação. Se esta for a única causa do ressecamento basta retirar as folhas feias dando uma estética mais agradável e saudável as mudas. 


- A falta de umidade também causa o ressecamento de folhas. Na maior parte das plantas o primeiro sinal será folhas murchas ou retorcidas mostrando que a muda está tentando reservar umidade em sua estrutura. Nesse caso basta regar com mais abundância ou frequência que a recuperação será rápida.


- O excesso de sol também pode secar as folhas de algumas plantas. Isso acontece quando a muda está recebendo mais sol que o suficiente ou estava adaptada a sombra e passou a receber sol de forma repentina. Uma outra causa dessas queimaduras é a mudança de estação considerando que a incidência de sol do outono/inverno é mais amena que a incidência na primavera/verão. Nesses casos uma mudança de lugar irá ajudar na recuperação. Uma observação importante é que tais queimaduras surgem, em sua maioria, no centro das folhas.


- Fertilizantes ou adubos usados em abundância, tanto em frequência quanto em quantidade, causam queimaduras nas folhagens. Normalmente essas queimaduras surgem das pontas das folhas para o centro. Caso isso ocorra aconselhamos a rega em grande quantidade na tentativa de “lavar” o solo fertilizado para diminuir o efeito indesejado.

MANCHAS ÚMIDAS


A maior parte das manchas úmidas observadas nas folhas tratam-se de fungos ou bactérias. Esses costumam surgir através do excesso de umidade, se espalhando através das gotículas de água que escorrem pelas folhas doentes e caem nas folhas saudáveis. 


O primeiro passo é retirar todas as folhas doentes, mesmo que contenham pequenos pontos com a finalidade de evitar o desenvolvimento da doença. Ao retirar as folhas tome o cuidado de não deixá-las em contato com outras plantas, pois também podem ser contaminadas. Depois de desfolhar o que está doente aplique produtos específicos evitando que o problema volte. 


Obs.: além de isolar totalmente as folhas que contém os fungos ou bactérias, tome o cuidado de lavar bem as mãos, afinal esses microrganismos também podem se proliferar através do nosso manuseio.  

AMARELAMENTO


Folhas amareladas podem significar falta de nutrientes ou excesso de água. Se o caso for falta de nutrientes o problema pode ser facilmente resolvido através da adição de adubos ou fertilizantes, havendo atualmente produtos variados e até específicos para folhagens, flores ou frutos. 


Se o caso for excesso de água aumente o intervalo entre as regas deixando sempre o substrato em que a planta está inserida secar totalmente antes de receber água novamente. Considerando que o solo pode secar mais rapidamente ou mais vagarosamente dependendo da época do ano, por conta do calor, sempre aconselhados que os cuidadores das plantas sintam a terra antes de fazer a rega. Nesse caso será possível verificar se ainda está úmida aumentando o espaçamento das regas, ou seco recebendo a água naquele momento. 

 

 


 

© 2014 ECO Casa e Jardim Ltda ME

Av. Comendador Antonio Borin, 5776  Esq. com a Nami Azem. Bairro Caxambu - Jundiaí - SP 
 

contato@ecocasaejardim.com.br

(11) 4584-2655
(11) 95978-8436 

Aberto aos finais de semana!
De Terça a Sábado das 08h00 as 18h00
Domingos e Feriados das 09h00 as 13h00

 

*não abrimos as segundas-feiras